top of page

Guia Pet

Assim como uma criança  quando nasce, seu filhote de cão sadio também carece de cuidados especiais. O Guia Pet Mundo Cão deixa aqui algumas dicas básicas para você cuidar do seu filhote de estimação de acordo como orientam nossos especialistas no assunto. Confira!

Vermifugação
Vacinação 

Em geral o cão pode começar a ser vermifugado a partir da terceira  semana de idade. Esse processo deve ser  repetido após 15 dias.

Lembre-se que a dose é calculada de acordo com o peso do animal. Na Clínica Veterinária Mundo Cão você vai aprender a calcular a dosagem correta para seu Pet crescer saudável e fazer a alegria da familia e principalmente da criançada

Sempre devemos evitar que a vacinação coincida com situações de estresse. Por isso, geralmente vacinamos animais saudáveis e vermifugados, após irem para seu habitat natural e forem se alimentando normalmente com ração. Só devem ser usadas vacinas éticas, que possuem eficácia comprovada por testes e só podem ser adquiridas e aplicadas por médicos veterinários. 

Reforço anual
Primeiras Doses
Castração

A primeira dose da vacina polivalente canina é ministrada em torno dos 45 dias de idade. A segunda  dose da vacina polivalente canina e a primeira dose da vacina contra giardíase são aplicadas de 21 a 30 dias após a primeira.

Já a terceira dose da polivalente, segunda dose da vacina contra giardíase e a primeira dose da vacina contra “tosse dos canis” de  21 a 30 dias após a aplicação anterior. 

A partir dos quatro meses de idade deve ser aplicada a vacina contra a raiva. 

As vacinas devem receber reforços anuais! O esquema de vacinação não é universal! O veterinário deve avaliar o animal e adaptar um protocolo ideal para cada caso.

Por exemplo, algumas raças são mais suscetíveis a algumas doenças, alguns animais são mais expostos a determinadas situações, etc., sendo muitas vezes necessárias mais doses de reforço de algumas vacinas.  

Ou seja, o que pode ser bom para um pet, pode não ser para outro. Portanto, a avaliação do seu veterinário é fundamental para a saúde do seu filhote de estimação.

Parasitas externos

Normalmente inicia-se a proteção contra pulgas e carrapatos a partir de sete semanas de idade, de acordo com o produto escolhido. A freqüência de aplicação depende do produto e da exposição do animal. Previna, não espere para tratar! Alguns parasitas são transmissores de doenças graves, inclusive zoonoses (doenças transmissíveis entre homens e animais).

 Quando não há interesse que o animal reproduza, recomenda-se a castração das fêmeas a partir do quinto mês de idade, antes do primeiro cio. Isso proporciona muitos benefícios, entre eles, a prevenção de tumores de mama e infecções uterinas. A castração do macho também traz vantagens, como diminuição da marcação de território com urina e da agressividade. 

Alimentação

Seu cãozinho deve receber ração de filhotes até 10/18 meses de vida, dependendo do seu porte.

A ração é determinante na vida do animal.

Existem várias marcas e sabores disponíveis, mas uma ração não deve ser escolhida pelo preço ou embalagem mais atrativos.

Peça a indicação do seu veterinário para escolher a ideal para seu amigão. Alimentação e saúde estão diretamente ligadas 

Convém esperar que esteja terminado o esquema de vacinação para que o filhote seja levado à estética.

Se houver necessidade, geralmente, a partir de 45 dias ele pode ser banhado em casa, tomando-se os devidos cuidados.

Uma boa alternativa são os produtos para banho seco, ideais para substituir o banho comum. 

Banho e Tosa

Cuidado/dentes

A saúde bucal é tão importante para saúde dos cães quanto é para nossa. Portanto o filhote deve ser condicionado desde cedo à escovação dos dentes.

Depois de acostumado com a escovação, ela deve ser feita três vezes por semana, com creme dental especial para animais. Peça ao  veterinário do Mundo Cão maiores orientações. 

bottom of page